sábado, 21 de abril de 2018

A Lua como nunca a vimos - vídeo em 4K

A NASA lançou um tour virtual 4K impressionante e detalhado de uma selecção das características mais fascinantes e historicamente importantes da Lua. O satélite da Terra continua a ser o único mundo alienígena a ser visitado por uma missão tripulada, e deve ser revisitado nas próximas décadas, à medida que as agências espaciais em todo o mundo procuram ampliar os limites da exploração humana.

O novo vídeo foi construído a partir de nove anos de dados colhidos pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA, que estuda a Lua desde que foi lançado em Junho de 2009. A LRO revelou que a Lua é um mundo surpreendentemente complexo e dinâmico e ajudou os cientistas a obter uma imagem mais clara de como o nosso sistema solar evoluiu para o ambiente cósmico incrivelmente diverso que vemos hoje.

O passeio leva-nos a partir de características geológicas fascinantes, como a Bacia de Polo Sul-Aitken, com 2500 km de extensão, até o local histórico do pouso da missão Apollo 17 no Vale de Taurus-Littrow.

Sem comentários: