Adaptação do artigo com o mesmo título, da autoria de Rita Neto publicado há dois dias no jornal online "ECO". Com a devida vénia,
«Recentemente, a Apple veio confirmar o que muitos já suspeitavam: a empresa de Steve Jobs abrandava propositadamente a velocidade dos dispositivos à medida que a bateria se ia deteriorando. Aproveitando esta onda à volta das baterias, uma empresa de smartphones deixa alguns conselhos para aumentar a sua vida útil, esclarecendo alguns erros que os utilizadores fazem quando carregam os dispositivos.
Será que sabe como manter saudável a vida útil da sua bateria? Apostamos que não. O que pensa serem formas corretas de a preservar, podem ser os erros mais fatais. Quem o explica é a Cadex, uma empresa que testa dispositivos e baterias, ao Business Insider (conteúdo em inglês). Carregar até aos 100% ou carregar durante a noite são duas das muitas práticas erradas.
A Cadex disponibiliza várias dicas e informações sobre o tema no site da Battery University, onde as baterias de lítio são um dos principais tópicos. O ECO deixa-lhe aqui algumas dessas ajudas:
- A melhor maneira de carregar o seu telemóvel é aos poucos, não de uma vez só até atingir os 100%. Sempre que tiver oportunidade, vá ligando o seu dispositivo à corrente por alguns minutos. “Cargas parciais não causam danos”, explicam os especialista da Battery University.
- Não deixe o seu smartphone ficar totalmente descarregado, pois isso desgasta a vida útil das baterias.
- Tente manter a percentagem de bateria entre os 65% e os 75%. As baterias de lítio durarão mais tempo se forem mantidas entre estes valores, de acordo com os especialistas. Caso não seja possível, tente manter entre os 45% e os 75%. A segunda melhor escala de percentagem é esta, o que se torna mais fácil para a maioria das pessoas. No entanto, se definir uma percentagem de bateria para o seu dispositivo entre os 25% e os 75%, isso não provocará danos a longo prazo.
- Nunca carregue a sua bateria até atingir os 100%, principalmente quando está com pouca carga. Carregar o seu dispositivo com 25% para os 100% vai reduzir a capacidade da bateria e diminuir a sua vida útil. As baterias de lítio “não precisam de ser completamente carregadas, nem é aconselhável fazê-lo. Na verdade, é melhor não carregar até ao máximo, pois uma alta tensão irá forçar a bateria” e desgastá-la a longo prazo.
- Não carregue o seu telemóvel durante a noite porque isto levará a uma carga de 100%, o que já referimos não ser saudável.
- Se deixar carregar até ao fim, desconecte o seu telemóvel do carregador logo que este atingir os 100%.»
Sem comentários:
Enviar um comentário