segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Lawren Harris

Lawren Stewart Harris, pintor canadiano, nasceu no dia 23 de Outubro de 1885 em Brantford, Ontário.

Lawren Harris ficou sobretudo conhecido por ter tido um papel fundamental na criação do "Grupo dos Sete", grupo de sete jovens pintores canadianos que, influenciados pelo impressionismo europeu do século XIX, revolucionariam a pintura canadiana. A este grupo pertenciam também Franklin Carmichael, A. Y. Jackson, Frank Johnston, Arthur Lismer, J. E. H. MacDonald e Frederick Varley.

Depois dos estudos na Central Technical School e no colégio St. Andrew, em Toronto, Lawren Harris foi estudar para Berlim onde permaneceu de 1904 a 1908. Interessou-se então por filosofia e mais tarde por teosofia.

Em 1911, de regresso ao país, tornou-se amigo de J. E. H. MacDonald. Fundaram juntos o "Grupo dos Sete". Harris tornou-se o teórico do grupo, dada a sua formação universitária.  Defendia as ideias  do poeta irlandês George William Russell sobre o papel social do artista. Um local, o Studio Building, deu a esses artistas um lugar para viverem e trabalharem. Em 1918 e 1919, Harris financiou viagens aos artistas do grupo à região de Algoma e ao Lago Superior, em Ontário. Seduzido pelo local, Harris voltaria aí anualmente, durante vários anosDesenvolveu então o estilo que melhor o caracteriza, cores vivas e brilhantes aplicadas em camadas espessas, técnica denominada "impasto". Harris pintou também várias paisagens da Baía Geogiana e, mais tarde, das Montanhas Rochosas.

Em 1969, Lawren Harris foi agraciado com o título de Compagnon da Ordem do Canadá.

Lawren Harris morreu em Vancouver, onde vivia desde 1940, no dia 29 de Janeiro de 1970.

Snowfall, Lawren Harris, 1920, colecção particular

Sem comentários: