domingo, 28 de maio de 2017

Yuri Yegorov

Yuri Aleksándrovich Yegorov, pianista soviético, nasceu no dia 28 de Maio de 1954 em Kazan.

Yegorov estudou no Conservatório de Kazan, desde os seis até aos dezassete anos de idade. Uma das suas primeiras professoras foi Irina Dubinina, que se tinha formado com Yakov Zak.

Com dezassete anos, em 1971, Yuri Yegorov participou, em Paris, no "Concurso Internacional Marguerite Long-Jacques Thibaud", tendo ficado em quarto lugar. Continuou os estudos no Conservatório de Moscovo, com Yakov Zak. Yegorov permaneceu durante seis anos no Conservatório moscovita. Em 1974, ganhou a medalha de bronze no "Concurso Internacional Tchaikovsky" de Moscovo. Em 1975, ganhou o terceiro prémio no "Concurso Internacional de Música Reine Élisabeth de Belgique".

O seu não alinhamento político e, sobretudo, a repressão da homossexualidade na União Soviética (Yegorov era gay), fizeram com que Yuri tomasse a decisão de exilar-se do seu país. Foi o que fez, em 1976, em Roma, aproveitando uma viajem pela Europa para dar uma série de concertos. Radicou-se em Amesterdão.

Sempre bem classificado em concursos internacionais Yuri Yegorov nunca ganhou nenhum deles, sendo embora, por vezes, o favorito do público, como aconteceu na "Competição Internacional de Piano Van Cliburn"de 1977. Nessa ocasião, foi aberta uma subscrição por elementos do público que o souberam apreciar, o que permitiu a Yegorov lançar a sua carreira internacional através de uma série de concertos nos E.U.A., em 1978, muito aclamados.

Yuri Yegorov morreu vítima de SIDA, no dia 16 de Abril de 1988, na sua casa de Amesterdão. 

Sem comentários: