sábado, 27 de maio de 2017

Georges Rouault

Georges-Henri Rouault, pintor e gravador francês, nasceu no dia 27 de Maio de 1871 em Paris.

Os primeiros contactos  de Georges Rouault com a arte deram-se na "Escola de Artes Decorativas". Frequentava essa escola nos seus tempos livres, porque trabalhava como aprendiz no atelier de um mestre vidreiro.

Em 1890 Rouault matriculou-se na "Escola das Belas Artes de Paris" nas aulas dadas por Élie Delaunay. Com a morte de Delaunay, passou a ter aulas com Gustave Moreau que foi também professor de Matisse e de Marquet. Em 1894 Rouault ganhou o "Prémio Chenavart" com o quadro "Jesus entre os Doutores" (Museu Colmar).

Georges Rouault foi autor de quadros de tema religioso de colorido opaco, notável pela expressividade das suas figuras severamente delimitadas por marcados traços negros, à maneira dos vitrais medievais, bem como de obras de carácter fortemente expressionista em que representou cenas de miséria e de sofrimento humanos. Cultivou também a gravura (Miserere, 58 cenas sobre a guerra, 1917-1927), a cenografia e a ilustração de livros e projectou numerosos vitrais para igrejas ("Église Notre-Dame-de-Toute-Grâce du plateau d'Assy",1948). 

Profundamente católico, Georges Rouault é considerado um dos pintores religiosos mais importantes do século XX. Faleceu em Paris, no dia 13 de Fevereiro de 1958. Após a a sua morte o estado francês recebeu da família do artista cerca de oitocentas obras inacabadas.

Le Christ et Cinq Apôtres, Georges Rouault, 1937-1938, Metropolitan  Museum of Art, Nova Iorque 

Sem comentários: