quarta-feira, 5 de abril de 2017

Cuidado com as sobras de arroz: podemos ficar doentes por comer o arroz da véspera

O alerta é do serviço nacional de saúde britânico, que explica o que fazer para garantir que não ficamos doentes por comer o arroz da véspera.


O problema não está no reaquecimento, mas sim logo na forma como o arroz foi acondicionado depois de cozinhado.

Mas vamos por partes. O arroz cru contém, frequentemente, esporos (células capazes de se reproduzirem rapidamente) de uma bactéria - o Bacillus cereus - que pode provocar intoxicações alimentares. A má notícia é que estes esporos podem sobreviver à cozedura. Se o arroz, depois de cozinhado, for deixado à temperatura ambiente, os esporos encontram as condições ideais para darem origem a bactérias que, por sua vez, vão multiplicar-se e produzir as toxinas responsáveis pelos vómitos e diarreias das intoxicações alimentares. E quanto mais tempo o arroz cozinhado for deixado fora do frigorífico, maior a probabilidade de isto acontecer.

O que podemos então fazer para diminuir o risco de ficar doente por comer arroz? Várias coisas, segundo o serviço nacional de saúde britânico. Primeiro, servir o arroz tão depressa quanto possível depois de cozinhado e refrigerar o que sobrar no prazo máximo de uma hora. Uma vez conservado no frigorífico, o arroz deve ser consumido no dia seguinte, o mais tardar, e, para ser seguro, há que garantir que ele fica a fumegar depois de reaquecido.

(Adaptado da notícia publicada na revista "Visão" de 3 de Abril de 2017)

Sem comentários: