segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Alexander Serov

Alexander Nikolaïevitch Serov, compositor e crítico musical russo, nasceu no dia 23 de Janeiro de 1820 em São Petersburgo.

O pai de Alexander Serov era jurista e queria que o filho também se tornasse advogado, por isso o matriculou, aos 15 anos de idade, na escola imperial de jurisprudência. Mas Alexander Serov já se tinha apaixonado pela música. Nessa altura conheceu um outro aluno da escola de jurisprudência, Vladimir Stassov, com quem criou laços de amizade. Os dois alunos ocuparam-se mais com a música do que com os estudos jurídicos.    

Terminado os estudos em 1840, Alexander Serov trabalhou na advocacia durante dez anos, mas em 1850 deixou essa actividade e passou a estar ocupado com a composição de música e com a redacção de artigos ligados à música. Introduziu termos musicais como, por exemplo, "sinfonismo".

Ainda que as óperas Judith e Rogneda, de Serov, tenham tido bastante êxito na sua época, nenhuma delas é interpretada frequentemente nos nossos dias.   

Alexander Serov casou com Valentina Serova e foi pai do pintor Valentin Serov. Enquanto crítico, foi admirador de Richard Wagner, que aceitou com agrado o reconhecimento de Serov.

Alexander Serov morreu em São Petersburgo no dia 1 de Fevereiro de 1871. Encontra-se sepultado no cemitério local de Tikhvin.

Sem comentários: