quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Roy Lichtenstein

Roy Lichtenstein, pintor e artista gráfico norte-americano, expoente principal da Pop Art no seu país, nasceu em Nova Iorque no dia 27 de Outubro de 1923.

Nascido no seio de uma família judia da classe média-alta, Roy Lichtenstein estudou (1940-1943) na Ohio State University, em Columbus, e continuou os seus estudos (1946-1950) na Art Students League, em Nova Iorque. Trabalhou como mecânico técnico e começou a pintar no estilo expressionista abstracto (1951-1957). Foi professor assistente (1957-1960) na New State University em Oswego, Nova Iorque e no Douglas College da Rutgers University (1960-1963), em New Brunswick, Nova Jersey.

Roy Lichtenstein começou a trabalhar a partir de imagens impressas, utilizando o sistema de Pontos Ben-Day, no qual a imagem é dividida sobre uma matriz de pontos. Utilizou este método para copiar não só banda desenhada e cartoons, mas também pinturas famosas de Picasso, Mondrian e outros artistas, transferindo-os de forma ampliada para tela. Fez a sua primeira exposição individual (Primeiras Modern Paintings) em 1966, no Cleveland Museum of Art.

As obras de Roy Lichtenstein reproduzem o mundo pictórico das comic strips (bandas desenhadas), cujas imagens e textos transferiu para a tela, assim como temas tirados da publicidade e dos objectos de consumo. Na década de 1970 a sua obra foi um vasto empreendimento de redução da cultura artística visual do Ocidente, da Grécia à pintura abstracta, à língua franca e banalizada da banda desenhada.

Juntamente com Warhol, Lichtenstein foi um dos principais precursores da Pop Art americana. Embora a pintura estivesse em primeiro lugar, fez também designs para trabalhos em cerâmica, aço e vidro, que posteriormente foram produzidos comercialmente.

Roy Lichtenstein morreu em Nova Iorque, por complicações de pneumonia, no dia 29 de Setembro de 1997.

The Sower, Roy Lichtenstein, 1985, original na posse do The Museum of Modern Art, Nova Iorque

Sem comentários: