terça-feira, 12 de julho de 2016

A Torre Eiffel não se iluminou com as cores de Portugal... mas a culpa foi dos portugueses!

Ao longo deste Euro 2016, a Torre Eiffel exibiu várias cores no final dos jogos, coincidindo com as cores dos países vitoriosos. O icónico monumento francês chegou mesmo a ter o vermelho e verde português depois de a nossa selecção ter ganho contra o País de Gales, Polónia e Croácia.


Contudo, a imagem não se repetiu depois do 1-0 contra a França na final do Euro 2016. A Torre Eiffel foi iluminada de branco, vermelho e azul, as cores francesas . A Internet agitou-se, claro, contra este aparente desrespeito ou "mau perder".

Alguns internautas portugueses foram até à página do Facebook da Torre Eiffel perguntar o porquê das cores francesas em vez das portuguesas. A resposta da Torre foi esclarecedora:


Na realidade, as cores da Torre Eiffel no final dos jogos são determinadas por uma hashtag no Twitter. No final dos encontros, os países mais "tweetados" ganham destaque no monumento símbolo de Paris, numa iniciativa da operadora "Orange". Entre #POR e #FRA, foi Portugal a ganhar no campo mas foi França a levar a "taça" no Twitter.

Para que a Torre Eiffel exibisse as cores nacionais e o globo dourado no vão do 1.º andar, teria sido necessário que a hashtag #POR fosse mais popular que todas as outras. Ou seja, a "culpa", por assim dizer, foi dos adeptos das quinas...

Verdade?

Sem comentários: