quarta-feira, 15 de junho de 2016

Julia Fischer

Julia Fischer, violinista e pianista alemã, nasceu no dia 15 de Junho em Munique.

Filha da pianista de origem eslovaca Viera Krenková-Fischer e do matemático alemão Frank-Michael Fischer, Julia Fischer começou a estudar violino aos 4 anos de idade com o método Suzuki. Com 9 anos de idade entrou na Escola Superior de Música de Munique para a classe de Ana Chumachenko. Em 1995, aos 11 anos, ganhou o Concurso Yehudi Menuhin de Violino, em 1995, na presença do próprio. Em 1996, venceu o Concurso Eurovisão de Jovens Músicos. Iniciou uma carreira de concertista antes dos 15 anos de idade e fez várias gravações.

O repertório de Julia Fischer é essencialmente constituído por música de concerto para violino e orquestra. Utiliza um violino de 1750, construído por Giovanni Battista Guadagnini. Gravou "As Quatro Estações" de Vivaldi com a orquestra da Academy of St Martin in the Fields. Fundou um quarteto de cordas do qual é primeiro violino.

Em 2005, com apenas 22 anos de idade, Julia Fischer foi nomeada professora do Conservatório de Frankfurt, a mais jovem professora de sempre. Foi designada, pelo magazine britânico Gramophone, "Músico do ano 2007".

Julia Fischer é também pianista profissional. A sua primeira interpretação nessa qualidade data de 1 de Janeiro de 2008, quando interpretou, no mesmo concerto, o Concerto para Violino n.º 3 de Saint-Saëns e o Concerto para Piano de Grieg, sob a direcção de Matthias Pintscher na "Alte Oper Frankfurt". Desde então toca piano, em música de câmara, pelo menos uma vez por ano.

Sem comentários: