quarta-feira, 30 de março de 2016

Acabou a disputa por obra de Van Gogh no valor de 200 milhões de dólares

Chegou ao fim uma das disputas judiciais há mais tempo em curso envolvendo um trabalho de Vincent van Gogh. O industrial russo Pierre Konowaloff, que reclamava desde 2011 a posse do óleo sobre tela "Le café de nuit", finalizado pelo pintor holandês em 1888, perdeu o último recurso na luta para reaver o quadro após uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que definiu que a obra, hoje exposta na Galeria de Arte da Universidade de Yale, não pode deixar o país.


Konowaloff afirma ter herdado o quadro de seu avô, Ivan Morozov, que o comprou em 1908. Dez anos depois, com a chegada do Partido Bolchevique ao poder na Rússia, todas as obras de arte mantidas em colecções particulares foram nacionalizadas por ordem de Vladimir Lenin.

Em 1933, o governo soviético vendeu o quadro a um coleccionador de Berlim que, em seguida, o negociou com o americano Stephen Clark, herdeiro da fábrica de máquinas de costura Singer. Falecido em 1960, Clark determinou no seu testamento que o quadro deveria ser doado à Universidade de Yale. Pintado por van Gogh para retratar o café que ficava em frente à sua casa na Place Lamartine, em Arles, França, o seu valor é hoje estimado em 200 milhões de dólares.

Vincent van Gogh nasceu em Groot-Zundert, Holanda, no dia 30 de Março de 1853.

Sem comentários: