June Anderson, soprano de coloratura norte-americana, nasceu no dia 30 de Dezembro de 1952 em Boston.
Embora nascida em Boston, Massachusetts, June Anderson foi criada em Wallingford, Connecticut. Iniciou o estudo de canto aos 11 anos, tendo sido a finalista mais jovem dessa altura das audições da Metropolitan Opera com 17 anos. Depois de estudar na Universidade de Yale e de aí obter um diploma em literatura francesa, June Anderson decidiu prosseguir a carreira de canto. Participou em numerosas
audições, mas não conseguiu qualquer contrato. Assumiu como um desafio continuar na sua busca, concedendo a si própria um prazo de dois anos para o conseguir e, no caso de tal não suceder, matricular-se numa escola de Direito.
June Anderson fez a sua estreia profissional em 1978, com o papel de "Raínha da Noite", da ópera "A Flauta Mágica", de Mozart, com a "New York City Opera", em Nova Iorque. A estreia europeia ocorreu em Roma, em 1982, no papel principal da ópera Semiramide, de Rossini.
Desde então, Anderson tem cantado nos teatros de ópera mais
importantes do mundo e gravou uma importante colecção de óperas. Interpretou o papel de Lucia di Lammermoor em Florença em 1983 e o de "Amina" em La sonnambula em Veneza em 1984. Em 1986 apresentou-se na Ópera de París, no "La Scala" de Milão e no "Covent Garden". Em 1989 estreou-se na "Metropolitan Opera" como "Gilda" do Rigoletto, tendo regressado entre 1990 e 2001 como "Lucía", "Violetta", "Semiramide", "Leonora" de Il Trovatore e de La fille du régiment e, em 1999, no "Teatro Colón" como "Violetta", regressando em 2001 para a Norma.
Ainda que originalmente June Anderson tenha ficado conhecida pelas suas interpretações de bel canto, em óperas de Bellini e Donizetti, e com particular destaque nas personagens de Rossini, expandiu o seu repertório para incluir uma grande variedade de papéis, mais recentemente o de Daphne de Richard Strauss, que interpretou en Veneza em Junho de 2005.
Actualmente June Anderson vive en Paris, embora tenha residências em várias das cidades em que canta frequentemente. Foi condecorada com a Legião de Honra pelo governo francês.
Sem comentários:
Enviar um comentário