Michael Gordon Oldfield, músico e compositor inglês, nasceu no dia 15 de Maio de 1953 em Reading, Berkshire.
A música de Michael Oldfield caracteriza-se pela sua complexidade de composição e abrange um vasto leque de influências desde rock progressivo, folk, música étnica, clássica e electrónica, new age e dance.
Autodidacta, Michael Oldfield aprendeu a tocar uma diversidade de instrumentos. Foi popularizado por fazer solos de guitarra melódicos e, aos vinte anos de idade, lançou o álbum Tubular Bells, um dos seus trabalhos mais conhecidos, composto por dois longos instrumentais de 20 minutos, que vendeu mais de 18 milhões de cópias. Em 1975 lançou Ommadawn, onde se ouvem trechos de world music em algumas partes da suite.
Continuando a inovar, Michael Oldfield fez diversos álbuns dos mais variados estilos. Entre eles destacam-se Amarok (1990), onde mostra uma sensibilidade notável de composição e melodia, com um trecho com a duração de 60 minutos, em que toca mais de 60 instrumentos e evoca vários estilos musicais, como a música portuguesa, flamenco, celta, africana, minimal, folk, e progressiva, entre outras. Em 2005 lançou o álbum duplo Light & Shade, onde há influências de música electrónica e composições mais introspectivas, com climas obscuros e solos de guitarra. Em 2008 publicou Music of the Spheres e, em 2014, Man on the Rocks.
Sem comentários:
Enviar um comentário