sábado, 14 de março de 2015

Johann Gottlieb Goldberg

Johann Gottlieb Goldberg, cravista e organista virtuoso, compositor do período barroco tardio e do início do período clássico, nasceu em Danzig (região que hoje pertencente à Polónia) durante o domínio alemão, tendo sido baptizado  a 14 de Março de 1727. O seu nome ficou célebre graças a uma obra de J. S. Bach, as Variações Goldberg (1741), de que ele terá sido um dos primeiros intérpretes.

Johann Gottlieb Goldberg terá estudado com J.S. Bach e com Wilhelm Friedmann Bach, o filho mais velho de Johann Sebastian, embora não se saiba exactamente quando terão decorrido esses estudos.

O evento mais marcante da vida de Goldberg ocorreu provavelmente em 1741, conforme narrado por Johann Nikolaus Forkel, biógrafo de Johann Sebastian Bach.  Envolveu a composição, por J. S. Bach, de um conjunto de variações (Variações Goldberg) para ajudar o Conde Hermann Karl von Keyserlingk a passar as muitas horas em que não conseguia dormir. O cravista favorito de Keyserlingk era, nada mais, nada menos do que o jovem Goldberg, então com 14 anos de idade, cujos recursos técnicos naquela época já eram tão espectaculares que lhe permitiam interpretar essas obras de J.S. Bach, apesar do seu elevado grau de dificuldade.

Goldberg  permaneceu com o conde Keyserlingk até por volta de 1745. Nada mais é conhecido dele até que, numa carta datada de 1767, é citado por W. F. Bach como tendo participado em um concerto. Sabe-se ainda que em 1751, Goldberg foi contratado pelo conde Heinrich von Brühl e permaneceu ao seu seviço até ao fim da sua curta vida. Efectivamente, morreu de tuberculose com a idade de 29 anos, a 15 de Abril de 1756,  tendo sido sepultado em Dresden.

As obras de Johann Gottlieb Goldberg, embora muito menos famosas do que a composição de Bach que tem o seu nome, foram compostas nos mais variados estilos. Incluem cantatas, escritas provavelmente em Leipzig no início dos anos 1740, sonatas, música para teclado incluindo 24 polonaises, um concerto para cravo em tom maior e outro em tom menor e uma série de prelúdios corais que foram perdidos.

Sem comentários: