segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Violência doméstica: as mulheres são cada vez mais violentas com os homens!

Os homens estão a perder a vergonha e recorrem agora cada vez mais aos gabinetes de apoio da PSP por causa da violência na conjugalidade. Este ano, até 31 de Outubro, foram atendidos 185 homens no concelho do Porto.

As denúncias masculinas equivalem a 13,8% do total e configuram um aumento. Registaram-se 183 casos durante 2013. O atendimento de mulheres, substancialmente superior, cresceu de 931 (2013) para 1147, em nove meses deste ano, revelou o comissário Marco Almeida, do Gabinete de Apoio e Informação à Vítima, da esquadra do Bom Pastor. 

Em 2011, no primeiro estudo europeu a inquirir homens e mulheres, entre os 18 e os 64 anos, sobre vários tipos de violência ocorridos na relação com os parceiros "íntimos" heterossexuais no ano anterior, Portugal destacava-se como o único país, em oito, no qual as mulheres apresentavam, em todos os tipos de violência, uma vitimização mais alta que os homens.

Numa amostra que incluiu Espanha, Suécia, Bélgica, Grécia, Hungria, Alemanha e Reino Unido, os estereótipos habitualmente associados às relações heterossexuais foram estilhaçados pela evidência surpreendente de uma vitimização masculina mais elevada (por vezes mais do dobro) em vários países e em categorias como coacção sexual e agressão física grave e que resultava em lesões. 

(Fontes: artigo publicado no jornal "Diário de Notícias" de hoje; artigo publicado no jornal "Diário de Notícias" de 23 de Novembro de 2011)

Sem comentários: