terça-feira, 7 de outubro de 2014

Bernhard Molique

Wilhelm Bernhard Molique, violinista e compositor alemão, nasceu no dia 7 de Outubro de 1802 em Nuremberga. 

O pai era músico e Molique aprendeu a tocar vários instrumentos, mas acabou por se dedicar finalmente ao violino. Em 1815 teve algumas lições com Louis Spohr e mais tarde estudou violino, durante dois anos, na Universidade de Munique, com Pietro Rovelli. Em 1820 Molique sucedeu a Rovelli como violinista da corte em Munique e, depois de várias digressões de sucesso, em 1826 ficou como director musical em Estugarda. 

Molique foi para Londres em 1849 e aí prosseguiu a carreira de compositor e solista e ensinou composição musical. Como compositor Molique foi assumidamente autodidacta. A sua música mostra influências de Beethoven, Mozart, Mendelssohn e, especialmente, de Louis Spohr.

De entre as obras de Molique, de estilo mais clássica que romântico, há que salientar o Concerto n.º 5 para Violino (1841) e o Concerto para Violoncelo (1853) que alcançaram grande popularidade que nem sempre obtiveram em disco. O seu Concerto para Violoncelo foi tocado com grande sucesso em Baden-Baden, por Léon Jacquard, dirigido por Hector Berlioz, em 27 de Agosto de 1860. 

O catálogo de composições de Bernhard Molique compreende cerca de 70 obras. São altamente desenvolvidas as peças de música de câmara (nove quartetos de cordas) e a música de concerto, com seis concertos para violino e orquestra. Nos nossos dias estão a ser redescobertos os seus quartetos e as obras para instrumentos de sopro, em particular a flauta e o oboé, pelo seu virtuosismo. 

Bernhard Molique morreu em Bad Cannstatt, Alemanha, em 1869. Um de seus alunos foi o violinista Henry Blagrove.

Sem comentários: