sexta-feira, 2 de maio de 2014

É possível estimular o crescimento de células nervosas em áreas lesadas

A revista Nature Communications acaba de publicar um estudo levado a cabo por pesquisadores canadianos da Universidade de Calgary que identificaram uma molécula fundamental que regula directamente o crescimento de axónios de neurónios de áreas lesionadas. Assim, os axónios danificados são induzidos a crescer e as respectivas conexões são restauradas.

Os cientistas estudaram melhor a proteína do retinoblastoma (Rb), por ela desempenhar um papel na regulação do crescimento celular. A Rb é uma proteína supressora de tumores que evidencia uma função anormal em muitos tumores. "Fizemos a surpreendente descoberta de que a Rb está presente em neurónios adultos. Essa proteína parece agir normalmente como um travão, impedindo o crescimento de células nervosas", explica o autor principal Doug Zochodne. "Mostramos que, com a inativação da Rb, podemos soltar o travão e fazer com que os nervos cresçam com muito mais rapidez".


Os autores do estudo bloquearam a Rb por um curto período e não observaram nenhum efeito negativo, aumentando, assim, as esperanças de que ela possa ser usada como tratamento seguro para lesões neuronais. Até agora, os cientistas só examinaram esses métodos no sistema nervoso periférico, pois é aí que os danos geralmente ocorrem.

Sem comentários: