segunda-feira, 21 de abril de 2014

Ambliopia: o que é, qual a causa, como tratar?

O que é ambliopia?
Ambliopia é a diminuição ou perda de visão pelo facto de as imagens provenientes do cérebro terem má qualidade, devido ao desenvolvimento anómalo de um, ou de ambos os olhos, durante a infância. É considerado o problema de visão mais frequente nas crianças.


O que causa a ambliopia?
Tudo o que leva à existência da desfocagem da visão das crianças ou que faz com que os olhos fiquem "cruzados" pode causar ambliopia. Por exemplo, as crianças que têm estrabismo (também vulgarmente chamados "olhos vesgos"), cataratas, pálpebras descaídas ou quem tiver necessidade de óculos para ver melhor podem vir a sofrer de ambliopia.

Todos os bebés nascem com visão deficiente. À medida que crescem, a visão vai melhorando. Para que venham a desenvolver uma boa visão, os olhos precisam de conseguir ter uma imagem clara e bem definida em ambos os olhos. Se a imagem não é nítida num dos olhos, ou se a imagem não é igual em ambos os olhos, então a criança obtém uma imagem diferente em cada um dos olhos. O cérebro da criança naturalmente tenta corrigir esse problema, bloqueando a imagem do olho mais fraco. Se o problema não for resolvido durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança tenderá a ignorar sempre as imagens do olho mais fraco, causando ambliopia.

Como pode a ambliopia ser tratada?
Diagnosticada a ambliopia, o tratamento deve ser adequado à sua causa, à sua intensidade e à idade da criança, Depois de identificada a causa, a criança vai precisar de usar preferencialmente o olho mais fraco durante a maior parte do tempo, para que ele se vá "fortalecendo". Para fazer com que a criança utilize mais frequentemente o olho mais fraco, pode ser necessário fazer a oclusão do olho mais forte, colocando-lhe uma venda. Isto faz com que o olho mais fraco se vá tornando cada vez mais forte. A oclusão pode ser feita ao longo de todo o dia ou só em parte dele, dependendo da idade da criança e da visão que tenha.

Óculos ou lentes de contacto corrigem alguns problemas. A cirurgia pode ser necessária para as cataratas, pálpebras caídas ou estrabismo. O tratamento perdura geralmente  até que a visão seja normal, ou até que a visão deixe de melhorar. Em muitos casos é necessário que a oclusão prossiga até aos 8 ou 10 anos de idade.

A recidiva da ambliopia é muito frequente. Mesmo nos casos em que foi tratada com sucesso é possível haver recaída até aos 7-8 anos, portanto, todas as crianças que tiveram ambliopia devem ser cuidadosamente vigiadas até essa idade.

Por que é importante o tratamento precoce?
Os primeiros anos de vida de uma pessoa são os mais importantes para a visão. O processo cerebral de visão está completo até aos 8 ou 10 anos de idade. Não vai poder desenvolver-se mais. Se a ambliopia não for tratada até essa idade (idealmente até aos 5 anos), a criança pode vir a ter uma visão deficiente ou má para toda a vida. Não será possível corrigi-la com óculos, aplicação de vendas ou qualquer outro tratamento.

(Adaptado do artigo "Conselhos aos Doentes: Ambliopia", publicado na revista Postgraduate Medicine, edição portuguesa, de Fevereiro de 2014)

Sem comentários: