sexta-feira, 21 de março de 2014

Modest Mussorgsky

Modest Petrovich Mussorgsky, compositor e militar russo, conhecido pelas suas composições sobre a história da Rússia medieval, nasceu no dia 21 de Março de 1839 em  Karevo, Pskov. Foi membro do nacionalista "Grupo dos Cinco", ao lado dos músicos Mili Balakirev, Aleksandr Borodin, César Cui e Nikolai Rimsky-Korsakov.

Começou a ter aulas de piano aos seis anos de idade, com sua mãe, que era professora. Aos dez, ingressou na escola de cadetes da Guarda de São Petersburgo. Em 1856, no regimento de Preobrazhensky, Mussorgsky conhece Balakirev, com quem aprende a técnica musical. Nos dois anos seguintes, relaciona-se com intelectuais russos como César Cui, Aleksandr Dargomyzhsky e Vladimir Stasov. Deixou a vida militar em 1858, por influência de Mili Balakirev.

A primeira obra musical publicada de Mussorgsky foi a ópera inacabada, em quatro actos, Salammbô e um ciclo de melodias para uma voz solista e piano. Com a morte da mãe, em 1865, caiu em depressão profunda e o alcoolismo passou a fazer parte da vida de Mussorgsky. Em 1867 compôs a peça orquestral Uma noite no monte Calvo. Aos 29 anos de idade começou a compor Boris Godunov, a sua ópera mais conhecida e uma das peças mais importantes da história da música russa, baseada na obra de Pushkin e na história de Karamzin.

A música de Mussorgsky, muito expressiva e cheia de ousadias harmónicas, antecipa algumas conquistas do impressionismo.

A partir de 1863, com a ruína da família, Mussorgsky viu-se obrigado a trabalhar como empregado administrativo para suprir as suas necessidades.Tinha então 30 anos e, perante o insucesso  das suas obras, bastante distantes dos cânones académicos, e confrontado com uma situação financeira difícil, acreditou que encontraria algum consolo no álcool, que havia já conhecido durante sua breve passagem pelo exército.

Modest Mussorgsky morreu aos 42 anos de idade em São Petersburgo. Os seus restos mortais repousam no cemitério de Tikhvine do mosteiro Alexandre-Nevski, de São Petersburgo

Sem comentários: