sábado, 22 de março de 2014

"Cosmos" - a nova série

No ano em que Carl Sagan completaria 80 anos, começou a ser exibida a nova série "Cosmos – Uma odisseia no espaço-tempo" apresentada por Neil deGrasse Tyson. Está disponível no canal NatGeo (National Geographic Channel), em 170 países e em 48 idiomas. 

Eis a lista dos 6 primeiros, do total de 13 episódios, da série:

1 – De pé na Via Láctea (Standing Up in the Milky Way)
A Nave da Imaginação, sem restrições de limites comuns sobre velocidade e tamanho, atraída pela música de harmonias cósmicas, pode levar-nos a qualquer lugar no espaço e no tempo. Ela está vagueando há mais de três décadas, e ainda assim nunca foi ultrapassada. O seu legado mundial continua vibrante. Agora, é hora, mais uma vez, de zarpar para as estrelas.

2 – Coisas que as moléculas fazem (Some of the Things That Molecules Do)
A vida é transformação. A selecção artificial transformou o lobo em cão pastor e em todas as demais raças caninas que amamos hoje. E ao longo das eras, a selecção natural tem esculpido o extraordinariamente complexo olho humano a partir de um pedaço microscópico de pigmento.

3 – Quando o conhecimento venceu o medo (When Knowledge Conquered Fear)
Houve uma altura, não muito tempo atrás, em que os eventos naturais só podiam ser compreendidos como gestos de desagrado divino. Vamos testemunhar o momento em que tudo mudou, mas primeiro a Nave da Imaginação está no chocante e frígido reino da Nuvem Oort, onde um trilião de cometas esperam. A nossa nave leva-nos numa viagem de arrepiar os cabelos, perseguindo um único cometa no seu mergulho de milhões de anos até ao sol.

4 – Escondido na luz (Hiding in the Light)
As chaves para o cosmos estão em nosso redor, disponíveis
há muito tempo para serem encontradas . A luz, em si, tem muitas destas chaves, mas nós nunca percebemos que elas estavam lá até que aprendemos as regras básicas da ciência.

5 – Um céu cheio de fantasmas (A Sky Full of Ghosts)
Uma exploração de como a luz, o tempo e a gravidade se combinam para distorcer a nossa percepção do universo. Nós acompanhamos uma série de passeios ao longo de uma praia nas noites de verão no ano de 1809. William Herschel, cujas muitas descobertas incluem a percepção de que os telescópios são máquinas do tempo, conta histórias de embalar para o seu filho, John, que vai crescer para fazer algumas descobertas bastante profundas. Uma estranha ameaça espreita nas proximidades. Todos os três estão envolvidos nos truques que a luz desempenha com o tempo e a gravidade.

6 – Aprofundando (Deeper, Deeper, Deeper Still)
A ciência coloca o seu Manto de Visibilidade sobre tudo, incluindo Neil, para o vermos como um homem composto pelos seus átomos constituintes. A Nave da Imaginação leva-nos numa viagem épica ao fundo de uma gota de orvalho para descobrir as exóticas formas de vida e os violentos conflitos que aí estão. Voltamos à superfície para encontrar engenhosas estratégias para enviar mensagens antigas para o futuro.

Sem comentários: