Franz Marc (Franz Moritz Wilhelm Marc), pintor e gravador expressionista, nasceu em Munique no dia 2 de Fevereiro de 1880 e faleceu no dia 4 de Março de 1916, durante a batalha de Verdun, na Primeira Grande Guerra Mundial.
O Destino dos Animais, Franz Marc, 1913, Offentliche Kunstsammlung, Basileia |
Considerado, com Kandinsky, o principal mestre do grupo Der Blaue Reiter, por ambos fundado em 1911, em Munique, Franz Marc desenvolveu um tipo de composição pictórica geométrica, caracterizada pelo emprego de superfícies cromáticas transparentes e cristalinas, imbuídas do sentimento romântico que aumentou de forma visionária, utilizando as dominantes vermelha e azul, que tinham leitura simbólica na paixão e virilidade, respectivamente.
Algumas de suas obras foram feita em xilogravura e também em litografia e
a maioria de suas obras representam animais em ambientes naturais. Já na frente de batalha, Franz Marc executou uma série de desenhos abstractos. A sua obra, sempre a par da vanguarda europeia, prolonga e aprofunda um espírito panteísta com ligações importantes ao simbolismo. São consideradas suas obras principais O Cavalo Vermelho (1911), O Destino dos Animais (1913), Corça no Bosque II (1913-1914) e A Torre do Cavalo Azul (1913-1914).
Sem comentários:
Enviar um comentário