Notre-Dame de Clignantcourt, Maurice Utrillo, 1914 |
Maurice Utrillo, pintor francês, nasceu em Paris no dia 26 de Dezembro de 1883. Filho natural da pintora Suzanne Valadon, em 1891 foi adoptado pelo pintor catalão Miguel Utrillo.
Maurice Utrillo expôs pela primeira vez em 1912, no Salão de Outono, em Paris, com os "Independentes". As suas obras iniciais, vistas de Montmagny e Montmartre, ("período de Montmagny", de 1904 a 1910) pintadas ao ar livre, embora influenciadas pelo estilo de Claude Monet e Alfred Sisley, são trabalhos com alguma ingenuidade. Mais tarde iniciou uma nova fase, conhecida como o "período branco" (1910-1914), que se caracterizou sobretudo pela utilização do branco de zinco (óxido de zinco) e por uma amálgama de gesso misturado com areia e cola. No denominado "período colorido" (1922-1955) predominam os tons brilhantes e alegres.
A partir de 1920 Maurice Utrillo tornou-se um pintor célebre e o governo francês condecorou-o com a Cruz da Legião de Honra em 1929.
Alcoólatra desde os 16 anos de idade, de vida desregrada desde muito novo Maurice Utrillo foi obrigado a sucessivos internamentos em casas de saúde, com perturbações nervosas. Casou-se aos 51 anos, deixou a bebida, tornou-se muito religioso e viveu os seus últimos anos em grande depressão. Faleceu em Dax, a 5 de Novembro de 1955. Está sepultado no cemitério de Saint-Vincent em Montmartre, frente ao Lapin Agile, o cabaret mais antigo de Paris.
Sem comentários:
Enviar um comentário