sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sérgio Azevedo

Sérgio Azevedo, compositor de música clássica e contemporânea, considerado um dos mais importantes compositores da sua geração em Portugal, nasceu no dia 23 de Agosto de 1968, em Coimbra.

Estudou composição na Academia de Amadores de Música (Lisboa) com o compositor Fernando Lopes-Graça, com o qual continuou a trabalhar até à morte deste em 1994. Terminou os estudos de composição na Escola Superior de Música de Lisboa, com Christopher Bochmann (um discípulo da mítica Nadia Boulanger) e Constança Capdeville, tendo obtido a classificação mais elevada. Em Julho de 2012 doutorou-se na Universidade do Minho (Instituto da Educação) sob a orientação de Elisa Lessa e Christopher Bochmann.

Como compositor, Sérgio Azevedo ganhou vários prémios de composição, em Portugal e no estrangeiro e suas obras têm sido tocadas regularmente em vários países por prestigiados conjuntos, solistas e maestros.

Para além de uma vasta quantidade de obras de concerto em todos os géneros, do concerto à ópera, passando por obras de câmara e para solistas, Sérgio Azevedo trabalha frequentemente com escolas e estudantes de música, compondo uma grande quantidade de peças didáticas, desde obras para piano solo, para pequenos conjuntos e orquestras escolares, até peças para coros infantis, estas em colaboração com a maestrina Joana Raposo, e das quais se destacam mais de 100 canções, várias cantatas, contos musicais com orquestra, e ainda uma ópera.

É desde 1993 professor na Escola Superior de Música de Lisboa.

Sem comentários: