sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O custo da água em Vila Nova de Gaia

A factura da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos (RSU), apresenta variações consideráveis e pouco compreensíveis nos maiores concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP).

Uma família tipo desta AMP que consuma mensalmente 15 metros cúbicos de água paga, em média, 37 euros por mês pelos serviços de água, saneamento e RSU. 

Segundo cálculos recentes, Porto e Matosinhos têm a factura mais barata, com os "tripeiros" a pagarem, em média, 29 euros e os matosinhenses 26 euros por mês pelos mesmos serviços.


Inexplicavelmente, no concelho de Vila Nova de Gaia a factura é muito mais cara. A mesma família tipo paga, por esses mesmos serviços e consumo de água, 53 euros por mês, ou seja cerca de 43% mais do que o custo médio na AMP e 82% acima do que se paga na cidade do Porto!

Luís Filipe Menezes fez, sem qualquer dúvida, obra muito meritória em todo o concelho de Gaia. O progresso é indiscutível, sobretudo se comparado com os anos de marasmo da anterior administração autárquica. Contudo, o actual endividamento do município de Vila Nova de Gaia é preocupante e os respectivos munícipes estão, neste caso da água, mas noutros também, sobrecarregados com taxas muito mais elevadas do que as similares cobradas por outros concelhos da Área Metropolitana do Porto.

Talvez estes sejam alguns dos motivos que levaram o actual presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, a afirmar recentemente que Menezes foi "um mau presidente" da Câmara de Gaia e "quem lhe suceder tem um problema gigantesco".

Evidentemente que os gaienses não devem permitir que se mantenham as discriminações negativas a que têm estado sujeitos.

Sem comentários: