terça-feira, 7 de maio de 2013

Johannes Brahms

Compositor alemão, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX, Johannes Brahms nasceu em Hamburgo no dia 7 de Maio de 1833.

Brahms é, tal como Wagner, um romântico tardio, mas permaneceu alheio ao género teatral. O seu tom lírico sujeita-o a uma forma rigorosa graças a uma destreza contrapontística e a um ritmo variado. O seu estilo caracteriza-se pelo uso de melodias sérias e apaixonadas, empregando ao mesmo tempo elementos populares.

Pianista notável, Brahms compôs numerosas peças para este instrumento: três sonatas para piano op. 1, 2 e 5, as variações sobre temas de Schumann, de Handel e de Paganini, além de fantasias, os intermezzos e as danças húngaras, que correspondem ao último período da sua vida. Os seus trios e quartetos com piano, bem como as sonatas para violino e violoncelo, são do mais valioso que se escreveu no género da música de câmara.

A sua primeira obra da maturidade é o Concerto para Violino, de difícil execução, mas de grande expressividade. As suas quatro sinfonias, 1.ª, em dó menor (1854-1876), 2.ª, em ré maior (1877), 3.ª, em fá maior (1833), 4.ª, em mi menor (1884-1885), seguem a tradição clássica vienense.

(Adaptado de Lexicoteca, Moderna Enciclopédia Universal, Círculo de Leitores, 1986)

Sem comentários: