sábado, 8 de dezembro de 2012

Manuel Ponce

Manuel María Ponce Cuéllar, pianista e compositor mexicano, nasceu no dia 8 de Dezembro de 1882 em Fresnillo, Zacatecas.

Manuel Ponce viveu na cidade de Aguascalientes durante a infância. Desde cedo com comprovada vocação para a música, ingressou em 1901 no Conservatório Nacional de Música e em 1904 foi frequentar cursos superiores na Escola de Música de de Bolonha, em Itália, Posteriormente viajou para Berlim, Alemanha, onde estudou entre 1906 e 1908, regressando depois ao México, dedicando-se então à docência de piano e de história da música.

Compositor controverso, considerado o pai do nacionalismo musical mexicano, criou uma obra musical baseada em temas típicos mexicanos que combinou com o estilo romântico europeu da sua época. Outra influência importante na sua produção foi o impressionismo; com efeito, Manuel Ponce e José Rolón representam o impressionismo musical no México.

Entre as suas obras, uma das que o tornou famoso em todo o mundo foi a canção Estrellita, pela qual nunca recebeu um único centavo, já que, por negligência, nem ele nem a sua editora registaram a obra em seu nome. Hoje em dia Estrellita é erroneamente considerada uma melodia de origem popular. Na época, as suas canções foram interpretadas pelos grandes cantores do momento, como Lily Pons e Tito Schipa.

Compôs para vários instrumentos e especialmente para guitarra, graças à amizade que manteve com o guitarrista espanhol Andrés Segovia, bem como com otros compositores para este instrumento, como Heitor Villa-Lobos, Federico Moreno Torroba e Joaquín Rodrigo.

Manuel Ponce foi o primeiro compositor mexicano cuja música obteve projecção internacional e o seu nome foi amplamente conhecido no estrangeiro. Recebeu o Premio Nacional de Ciencias y Artes em 1947. Morreu um ano depois e o seu corpo foi sepultado na Rotonda de las Personas Ilustres no Panteón de Dolores da Cidade do México.

Sem comentários: