sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Bernini

Gian Lorenzo Bernini, arquitecto e escultor do barroco italiano, nasceu em Nápoles no dia 7 de Dezembro de 1598.

Nascido no seio de uma família florentina que se fixou em Roma no ano de 1606, filho de Pietro Bernini, escultor maneirista, Lorenzo Bernini foi também pintor, desenhador, cenógrafo e criador de espectáculos de pirotecnia, embora se tenha distinguido principalmente como arquitecto e escultor.

Os seus primeiros trabalhos foram inspirados por esculturas helenistas e romanas existentes, que pôde estudar em detalhe.

Bernini é autor de inúmeros bustos das principais personalidades da sua época, entre eles o do seu protector, o Papa Urbano VIII, assim como de obras figurativas em mármore e bronze que constituem, depois de Miguel Ângelo, um dos pontos culminantes da escultura barroca, pela grande riqueza de movimento, a força da expressão e a fusão com a estrutura arquitectónica.

Entre as suas obras contam-se a decoração da Capela Gornaró, em Santa Maria della Vittoria (1644-1647), a Fonte dos Quatro Rios, na Piazza Navona (1647-1652), o trono papal na basílica de S. Pedro, o túmulo de Alexandre VII, a Fonte de Trevi, em Roma.


O estilo de Bernini caracteriza-se principalmente pelo efeito geral pictórico dos seus grupos de figuras, baseado nos contrastes de luz e sombra e o aumento dos resultados mediante a reprodução de pormenores, fiéis à realidade.

Como arquitecto, distinguiu-se sobretudo pelos seus trabalhos  de restauração e de planos para palácios romanos e pela construção da colunata da Praça de S. Pedro, em Roma.

Sem comentários: