quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Edvard Munch

The Dance of Life, Edvard Munch, 1899-1900

Edvard Munch, pintor e gravador norueguês, nasceu no dia 12 de Dezembro de 1863 em Løten, Hedmark.


Edvard Munch frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. O pensamento de Henrik Ibsen e Bjornson marcou o seu percurso inicial.
 
Precursor do expressionismo alemão, Munch residiu em Paris (1885), onde esteve  em contacto com o grupo dos simbolistas e com os nabis. Em 1890 viajou pela Alemanha e Itália e residiu em Berlim até 1895, tendo realizado nesta cidade, em 1892, uma exposição que estabeleceu as bases para a fundação de Sezession berlinense. Até 1908 desenvolveu em Berlim a sua actividade mas, após uma fase  de grande neurastenia e de alcoolismo, instalou-se definitivamente na Noruega, seu país natal.

As suas primeiras obras inspiraram-se na pintura de Vincent Van Gogh e de Paul Gauguin, desenvolvendo um estilo de extraordinária fluidez que penetra profundamente na força expressiva da linha, na redução ddas formas até ao mais esquemático e no valor simbólico da cor. Representou os sentimentos do homem e na sua obra predominam os temas da solidão, da angústia, da morte e os temas eróticos, que se caracterizam pela forte expressividade de rostos e atitudes.

Sem comentários: