The Dance of Life, Edvard Munch, 1899-1900
Edvard Munch, pintor e gravador norueguês, nasceu no dia 12 de Dezembro de 1863 em Løten, Hedmark.
Edvard Munch frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Oslo, vindo a ser influenciado por Courbet e Manet. O pensamento de Henrik Ibsen e Bjornson marcou o seu percurso inicial.
Precursor do expressionismo alemão, Munch residiu em Paris (1885), onde esteve em contacto com o grupo dos simbolistas e com os nabis. Em 1890 viajou pela Alemanha e Itália e residiu em Berlim até 1895, tendo realizado nesta cidade, em 1892, uma exposição que estabeleceu as bases para a fundação de Sezession berlinense. Até 1908 desenvolveu em Berlim a sua actividade mas, após uma fase de grande neurastenia e de alcoolismo, instalou-se definitivamente na Noruega, seu país natal.
As suas primeiras obras inspiraram-se na pintura de Vincent Van Gogh e de Paul Gauguin, desenvolvendo um estilo de extraordinária fluidez que penetra profundamente na força expressiva da linha, na redução ddas formas até ao mais esquemático e no valor simbólico da cor. Representou os sentimentos do homem e na sua obra predominam os temas da solidão, da angústia, da morte e os temas eróticos, que se caracterizam pela forte expressividade de rostos e atitudes.
Sem comentários:
Enviar um comentário