quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Georg Friedrich Häendel (2)

Georg Friedrich Häendel, nasceu a 23 de Fevereiro de 1685 em Halle an der Saale, Alemanha. Cedo mostrou notável talento musical e, apesar da oposição de seu pai, que desejava que seguisse advocacia, conseguiu receber uma educação qualificada na arte musical. Assim, estudou direito ao mesmo tempo que era organista na igreja do palácio e na Sé da sua cidade natal.

A primeira parte de sua carreira, de 1703 a 1706, foi passada em Hamburgo, como violinista e cravista da orquestra da ópera local, sob a direcção de  R. Keiser. A partir de 1706 esteve em Florença, Nápoles, Veneza e Roma, a fim de aprofundar os seus estudos. Nestas cidades foi muito influenciado por A. Corelli e A. e D. Scarlatti. Foi em Itália que conheceu a fama com as óperas Rodrigo (1707) e Agripina (1709). Em 1710 foi indicado mestre de capela da corte de Hanôver e nesse mesmo ano fixou-se em Inglaterra, que passaria a ser a sua pátria adoptiva. A partir de 1719 foi director artístico de diferentes empresas de ópera em Londres. Quando adquiriu a cidadania britânica adoptou uma versão inglesada do seu nome, George Frideric Handel. 

Afastou-se de género operístico a partir de  1740, face à crescente aversão do público inglês à ópera italiana. Passou a dedicar-se à composição de grandes oratórias em língua inglesa e foi através destas que mais influiu na sua época e na sua prosperidade. As obras corais mais importantes são A Festa de Alexandre (1736), Israel no Egipto (1739), O Messias (1742), Sansão (1743) e Judas Macabeu (1747). Soube dar às formas tradicionais uma grande riqueza, patente nas suas obras instrumentais, suites para cravo, obras para órgão, sonatas para violino, oboé e flauta, conserti grossi e as suites para orquestra Música Aquática (1717) e Música para os Reais Fogos de Artifício (1748).

Handel faleceu em Londres, no dia 14 de Abril de 1759.

Sem comentários: