Simon Denis Rattle, maestro inglês, que se tornou famoso como regente da Orquestra Sinfónica da Cidade de Birmingham e é o actual director artístico e regente titular da Filarmónica de Berlim, nasceu a 19 de Janeiro de 1955 em Liverpool.
Rattle estudou no Liverpool College. Aprendeu a tocar piano e violino, mas começou a sua carreira orquestral como percussionista. Ingressou na Royal Academy of Music, de Londres, em 1971. Lá era frequentemente solicitado para reger, e em 1974, ano de sua graduação, ganhou a Competição de Regência John Payer. Após ter organizado e regido uma notável versão da Segunda Sinfonia de Mahler enquanto esteve na Royal Academy, o seu talento chamou a atenção do agente musical Martin Campell-White, que desde então passou a ser seu agente.
Rattle já regeu uma grande variedade de estilos musicais, embora seja mais conhecido pelas suas interpretações de música de compositores do início do século XX, tendo feito uma gravação da Segunda Sinfonia de Mahler que ganhou inúmeros prémios na época em que foi lançada e que tem sido considerada a sua melhor gravação.
Sem comentários:
Enviar um comentário