Stephen Kovacevich, nascido em San Pedro, Los Angeles, Califórnia, a 17 de Outubro de 1940, também conhecido pelos nomes de Stephen Bishop ou Stephen Bishop-Kovacevich, filho de pai croata e de mãe americana, é um pianista de música clássica e director de orquestra americano.
Fez o seu concerto de estreia como pianista aos 11 anos. Aos 18 anos foi para Londres para estudar com Myra Hess e viveu desde então em Hampstead, na capital britânica.
Em 1961 apresentou-se no Wigmore Hall, interpretando a Sonata para piano de Alban Berg, três prelúdios e fugas de Bach e as Variações Diabelli de Beethoven.
Em 1967 Kovacevich estreou-se em Nova Iorque e a partir de então protagonizou apresentações pela Europa, Estados Unidos, Médio Oriente, Austrália, Nova Zelândia e América do Sul.
Foi casado com a pianista Martha Argerich.
Como solista e director é especialmente conhecido pelas suas interpretações do repertório clássico, de compositores como Mozart, Beethoven, Schubert, Brahms e Bartók.
Como director, esteve à frente dos London Mozart Players, da Royal Liverpool Philharmonic e da Vancouver Symphony Orchestra. Como concertista, partilhou apresentações com Jacqueline du Pré, Martha Argerich, Steven Isserlis, Nigel Kennedy, Lynn Harrell, Sarah Chang, Gautier Capuçon, Renaud Capuçon e Emmanuel Pahud.
Sem comentários:
Enviar um comentário