sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Georg Solti

Georg Solti, ou Sir George Solti, maestro húngaro-britânico, considerado um dos maiores maestros do século XX, nasceu a 21 de Outubro de 1912 em Budapeste.

Aprendeu piano, mas aos quatorze anos, ao ouvir Erich Kleiber dirigindo a Sinfonia Nº 5 de Beethoven decidiu que queria ser maestro. Estudou na Academia de Música Franz Liszt, tendo Béla Bartók, Zoltán Kodály, Leo Weiner e Ernst von Dohnányi como professores. Em 1935 ganhou reconhecimento como maestro e fez sua estreia na Ópera de Budapeste em 11 de Março de 1938 com Le Nozze di Figaro de Mozart. Infelizmente, nesse mesmo dia Hitler anexava a Áustria e o anti-semitismo tornou-se frequente na Hungria. Em 1939, com a invasão alemã, fugiu da Hungria devido à sua ascendência judaica e foi para a Suíça, onde continuou a sua carreira como pianista, tendo ganho o Concurso Internacional de Piano de Genebra.

Após a Segunda Grande Guerra Mundial, Solti tornou-se director musical da Orquestra do Estado Bávaro, em Munique. Em 1951 fez sua estreia no Festival de Salzburgo, conduzindo Idomeneo de Mozart.

Em 1960 assinou um contrato de três anos com a Filarmónica de Los Angeles, depois de ter conduzido a orquestra no Hollywood Bowl.  No entanto, Solti  demitiu-se inesperadamente do cargo, sem falar oficialmente com os directores da orquestra; então o assistente do maestro, o indiano Zubin Mehta, que tinha apenas 26 anos, foi nomeado director musical.

Em 1961 Solti voltou a ser director musical na Royal Opera House, Covent Garden. Por ser muito exigente nos ensaios e por já estar calvo acabou recebendo o apelido de The Screaming Skull.

Ganhou trinta e uma vezes os Grammy Awards e o Grammy Lifetime Achievement Award.

Em 1971 recebeu a Ordem do Império Britânico.

Solti era defensor e mentor de muitos jovens músicos, incluindo a soprano húngara Sylvia Sass, com quem gravou Don Giovanni de Mozart e Bluebeard's Castle de Bartók. Em 1994, Solti dirigiu o "Projecto Orquestral de Solti" no Carnegie Hall, um seminário de formação para jovens músicos americanos.

Georg Solti faleceu de ataque cardíaco no dia 5 de Setembro de 1997 em Antibes, França.

Sem comentários: