A propósito do tema do filme "Contágio", agora em exibição, eis um resumo da informação constante da Wikipédia relativamente a este termo:
Fómite, é o termo que designa qualquer objecto inanimado ou substância capaz de absorver, reter e veicular agentes (micro-organismos, parasitas) contagiantes ou infecciosos, de um indivíduo para outro. Sapatos contaminados podem espalhar doenças nos pés e na boca. Outros exemplos incluem instrumentos de uso clínico que não são adequadamente desinfectados ou esterilizados. Toalhas sujas, talheres, maçanetas, corrimãos, veículos de transportes colectivos e mesmo superfícies tais como pavimentos, paredes e mesas, também podem servir de disseminadores de doenças porque, se estiverem contaminados por agentes patogénicos resistentes, eles facilmente serão transmitidos pelo toque ou uso comum desses objectos.
Pesquisadores terão concluído que superfícies lisas (não-porosas) transmitem bactérias e vírus melhor que materiais porosos; assim, é mais provável que se contraia uma doença através da maçaneta de uma porta do que pelo dinheiro de papel. A razão é que materiais porosos, especialmente se fibrosos, absorvem e como que aprisionam o agente contagiante, tornando mais difícil a sua transmissão apenas através do toque.
A palavra fomite é derivada do plural fomites, que era originalmente o plural latino do singular fomes, literalmente significando pederneira ou pavio. Como um plural latino, fomites era pronunciada originalmente como a concatenação em inglês das palavras "foam" + "it" + "ease"; mas "foe" + "mites" tornou-se agora uma pronúncia usual, e "fomite" (também pronunciada como um 'i' longo) é actualmente um sinónimo aceite para fomes.
Sem comentários:
Enviar um comentário