sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Afinal parece que os suplementos de soja não reduzem os sintomas da menopausa

De acordo com um estudo  (Soy Isoflavones in the Prevention of Menopausal Bone Loss and Menopausal Symptoms) publicado em Agosto último nos “Archives of Internal Medicine”, os suplementos de soja não reduzem os sintomas da menopausa.

Eis o que se pode ler no resumo publicado no portal da Univadis:

«Os estágios iniciais da menopausa são muitas vezes acompanhados de perda óssea rápida, afrontamentos, secura vaginal e distúrbios do sono entre outros sintomas, de acordo com a informação do artigo. A terapia estrogénica, com ou sem progesterona, impede a maioria dessas mudanças. A soja e os produtos derivados têm sido propostos para proporcionar benefícios comparáveis aos estrogénios, mas sem os riscos.

Para determinar a eficácia dos suplementos de isoflavonas de soja na prevenção da perda óssea e outros sintomas da menopausa, o estudo, liderado por Silvina Levis da  Universidade de Miami, EUA, avaliou 248 mulheres: 126 receberam placebo e 122 receberam 200 mg de comprimidos de isoflavonas de soja diariamente. As mulheres com idade entre 45 e 65 anos e  durante 5 anos da menopausa, foram distribuídas aleatoriamente, e nenhuma tinha conhecimento sobre o que estava a tomar.

As mulheres foram acompanhadas durante dois anos, tendo sido submetidas a testes de densidade óssea no início e final do estudo. Os resultados não mostraram diferença significativa na taxa de perda óssea entre as que tomaram os suplementos de soja e as que tomaram o placebo. Além disso, as mulheres que tomaram o suplemento de soja não relataram melhorias consideráveis no número ou na severidade dos sintomas da menopausa, com excepção para os afrontamentos. No final do estudo, 48,4%o das mulheres no grupo de isoflavona de soja e 31,7% das mulheres no grupo placebo relataram ondas de calor.»

Sem comentários: