Enrique Granados, nome artístico de Pantaleón Enrique Joaquín Granados y Campiña, nasceu a 27 de Julho de 1867 em Lérida. Foi um compositor e pianista espanhol neo-romântico, mais conhecido pela sua obra pianística, especialmente pela suite Goyescas (1911), que faz referência a alguns quadros do pintor Goya e que foi a base para a ópera com o mesmo nome.
Estudou piano com Joan Baptista Pujol e composição com Felipe Pedrell. Em 1883, com 16 anos, apresentou-se como pianista virtuoso, tocando a Sonata n.º 2 de Schumann. Em 1887 viajou para a França e, em Paris, conheceu Debussy, Ravel e Saint-Saëns. O seu primeiro sucesso como compositor foi a ópera "Maria del Carmen" (1898).
É também autor de canções para voz e piano, além de várias obras para piano, incluindo as conhecidas "Danças Espanholas".
A sua morte ocorreu a 24 de Março de 1916, durante a Primeira Grande Guerra Mundial, em condições trágicas, pois foi devida ao torpedeamento, no Canal da Mancha, pela armada alemã, do navio Sussex, em que viajava ele e sua esposa.
Sem comentários:
Enviar um comentário