terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Carl Philipp Emanuel Bach

Carl Philipp Emanuel Bach, compositor alemão, filho de Johann Sebastian Bach, faleceu em Hamburgo a 14 de Dezembro de 1788. Nascido em Weimar a 8 de  Março de 1714, foi cravista de câmara de Frederico II, em Berlim, durante 28 anos. Em 1767 sucedeu a Georg Philipp Telemann como director de música em Hamburgo. Da sua vasta obra, que abarca oratórias e muitas canções, sobressai a música instrumental (sinfonias, música de câmara, concertos, solos) e especialmente a obra para instrumentos de tecla (Sonatas da Prússia e Sonatas de Vurtemberga). Nela se reflecte a passagem do estilo galante a um estilo de índole pessoal, que viria a influenciar J. Haydn e Beethoven. É considerado o fundador e precursor do estilo clássico na música erudita.

Escreveu Versuch über die wahre Art das Clavier zu spielen (Ensaio sobre a Verdadeira Arte de Tocar Instrumentos de Tecla), de 1753, um verdadeiro tratado, magistral e sistemático, que teve enorme êxito.

Poderemos assistir aqui a uma interpretação do Primeiro Movimento (Allegro assai) do Concerto em Lá menor para Violoncelo, de Carl Philipp Emanuel Bach, dirigido por Christopher Hogwood, com David Adorjan no violoncelo.

Sem comentários: