A história, seja ela fidedigna ou mais ou menos ficcionada, é o que verdadeiramente interessa neste filme ("The Social Network") do director David Fincher. Pretende relatar a origem, criação e desenvolvimento na Internet, da rede social "Facebook". Uma história de realidades bastante diferentes das existentes no nosso país, do nosso mundo académico e até talvez do nosso meio empresarial. Por isso e por abordar um tema muito específico, é bem possível que este filme não desperte grande entusiasmo entre os habituais frequentadores portugueses das salas de cinema.
Resumidamente, numa noite de 2003, o estudante e génio em programação informática Mark Zuckerber (Jesse Eisenberg), no seu quarto da Universidade de Harvard, senta-se defronte do seu computador e começa a trabalhar afincadamente no desenvolvimento de uma ideia. A concretização dessa ideia vai dar origem a uma revolução na comunicação via Internet, com o aparecimento de uma rede social global que, em apenas seis anos, contava com mais de 500 milhões de utilizadores regulares. E Mark Zuckerber tornou-se o mais jovem bilionário da história, com muitos amigos, bastantes inimigos, e as inerentes consequências a nível pessoal, empresarial e legal.
O filme tem argumento de Aaron Sorkin, baseado no livro de Ben Mezrich "The Accidental Billionaires". Conta ainda com as interpretações de Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Max Minghella e Josh Pence. E "agarra", desde o princípio, o espectador interessado no tema.
Sem comentários:
Enviar um comentário