Aleksandr Porfirevich Borodin, compositor e químico russo de origem georgiana, nasceu em São Petersburgo a 12 de Novembro de 1833, faz hoje 177 anos. Filho ilegítimo de um Príncipe georgiano, teve sua paternidade atribuída a Porfiry Borodin, um servo do nobre.
Apesar de ter recebido lições de piano em criança, a sua educação foi direccionada para as ciências. Formou-se em Medicina, mas veio a interessar-se sobretudo pela Química, escrevendo vários tratados científicos e fazendo importantes descobertas, nomeadamente no campo do benzol e dos aldeídos.
Começou a ter lições de composição com Mily Balakirev em 1862, quando era professor de química na Academia de Medicina e casou, no ano seguinte, com Ekaterina Protopopova, uma pianista. Escreveu peças para piano, música de câmara e música para orquestra.
Em 1869, começou a compor sua obra mais importante, a ópera "O Príncipe Igor". Trabalhou nela durante 18 anos, até à sua morte, deixando-a incompleta. Foi concluída, em 1890, por Nikolai Rimsky-Korsakov e Alexander Glazunov.
Borodin morreu em 27 de Janeiro de 1887, de insuficiência cardíaca, durante um baile de máscaras na Academia de Medicina de São Petersburgo. Tinha 53 anos de idade.
Podemos escutar aqui o muito apreciado terceiro andamento (Nocturno) do seu famoso Quarteto n.º 2 para Cordas.
Sem comentários:
Enviar um comentário