sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular

Situado no centro da Praça de Mouzinho de Albuquerque, vulgarmente designada por "Rotunda da Boavista", o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular foi inaugurado em 1951. A obra, concluída sob a orientação dos escultores Henrique Moreira e Sousa Caldas, tinha sido iniciada em 1909 pelo escultor Alves de Sousa, prematuramente falecido, com a participação do Arquitecto Marques da Silva.

A Guerra Peninsular uniu portugueses e ingleses contra os exércitos franceses de Napoleão Bonaparte, na Península Ibérica, no período de 1808 a 1814.

A 2.ª invasão francesa, comandada pelo Marechal Soult, entrou pelo norte de Portugal mas foi repelida pelo povo do Porto. O monumento tenta representar o sacrifício e a vitória do povo portuense nessa guerra. É composto por um pedestal com 45 metros de altura rodeado por grupos escultóricos que representam cenas de artilharia em movimento, a intervenção das gentes do povo na luta e o desastre da «Ponte das Barcas». O conjunto é completado por uma coluna no topo da qual um leão (a vitória portuguesa) derruba e domina uma águia (a águia do Império de Napoleão).

Sem comentários: