Transcrição, da respectiva página da Univadis, de um estudo cuja publicação original pode ser encontrada aqui:«Segundo um estudo chinês, publicado no “World Journal of Gastroenterology”, os probióticos fornecem um método alternativo que pode inibir a infecção por H. pylori, de um modo eficaz e sem os efeitos secundários associados aos antibióticos.
Para o estudo, os cientistas investigaram os efeitos anti-inflamatórios e a capacidade de duas estirpes de lactobacilos presentes no estômago humano de combaterem a infecção por H. pylori.
De acordo com o estudo, ambas as estirpes de lactobacilos, L actobacillus fermenti (L. fermenti) e Lactobacillus acidophilus (L. acidophilus), apresentavam uma actividade antagonista significativa contra a H. pylori. Contudo, o L. fermenti demonstrou uma acção antagonista cuja eficácia está próxima da observada na terapia tripla comummente aconselhada pelos especialistas para combater a bactéria.
Dada a elevada prevalência de infecção por esta bactéria, com as consequências conhecidas, e sendo muito frequentes as reinfecções após terapêutica, o achado neste estudo, realizado em ratos, se for confirmado também no homem, será um contributo importante para o tratamento e controlo das afecções desencadeadas pelo H. pylori.
Sem comentários:
Enviar um comentário