Num estudo publicado na revista “Journal of Agricultural and Food Chemistry” e agora divulgado através da Univadis (link), conclui-se que o«O mirtilo é uma baga de cor azul escura que cresce nalguns bosques do norte da Europa, América do Norte e Canadá. Já há muito que se conhecem os benefícios deste fruto silvestre, que é riquíssimo em antioxidantes.
Este estudo, liderado por Robert Krikorian, avaliou um grupo de voluntários, com uma média etária de 70 anos. O grupo foi dividido em dois: um consumiu, durante dois meses, duas chávenas de sumo de mirtilo, comercializado nas lojas, e o outro grupo ingeriu uma bebida-placebo.
As pessoas que fizeram parte do primeiro grupo mostraram melhorias significativas nos testes de aprendizagem e de memória, afirmam os investigadores. Segundo o relatório que acompanha o estudo, "os resultados preliminares sobre o impacto do mirtilo na memória são encorajadores e sugerem que um suplemento alimentar do fruto pode ajudar a prevenir ou a atenuar a neurodegeneração".
Estudos anteriores realizados com cobaias já tinham constatado o benefício do consumo do fruto na memória de animais mais velhos. Contudo, até agora, existia pouco trabalho científico que atestasse o efeito da suplementação de mirtilo na memória das pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário