domingo, 28 de dezembro de 2008

"Austrália", o filme

O filme "Austrália", até à data a mais dispendiosa produção local, é a confirmação de qualidade da indústria cinematográfica australiana. Trata-se de uma superprodução australiana feita por australianos. A história, o director, o produtor, os actores, os técnicos, são australianos, o que é elucidativo da capacidade e pujança desta indústria local, de há muito com projecção mundial e que se tornou um forte concorrente da indústria cinematográfica norte-americana.

A obra é muito bela, apesar de uma ou outra pequena fragilidade na construção. Aborda factos pouco divulgados da história, da cultura e da sociedade australianas, tratando-as com ousadia, originalidade e imaginação. A Terra australiana está sempre presente, na sua prodigalidade, mas também nas vicissitudes resultantes de um clima de extremos. A interpretação, muito correcta, não fica apenas entregue a actores australianos consagrados, integrando também actores "aborígenes" que disputam com aqueles o melhor desempenho.

Se, tal como tem sido dito, o filme não foi um êxito de bilheteira nos Estados Unidos da América, tal não se terá devido a falta de qualidade. Tem nível equivalente ao que de melhor se faz naquele país.

Sem comentários: