sexta-feira, 22 de março de 2024

Atenção: as toalhitas descartáveis também poluem o ambiente


São muito práticas de usar, mas as toalhitas de limpeza, ditas descartáveis, estão a gerar preocupações ambientais, uma vez que apresentam na sua composição plástico não biodegradável.

Um estudo publicado no Social Studies of Science e uma reportagem da BBC revelam que as toalhitas de limpeza são responsáveis, no Reino Unido, pelo bloqueio de esgotos domésticos e inundações tanto nas casas como nas ruas, em quase 93% das vezes - por comparação, por exemplo, com a gordura e óleo que são responsáveis por apenas 0,5%; algodão, produtos de higiene feminina e embalagens de plástico pelos restantes 7%.

Dizem as fontes que as toalhitas deitadas nas sanitas levam 100 anos para se decomporem, dão origem a grandes recifes de toalhitas nos cursos de água, esgotos ou aterros sanitários e espalham plástico poluente nos rios e nas praias. Isto, mesmo depois de passarem nos testes de decomposição.

Por estas razões, é dito que as toalhitas poderão desaparecer nas próximas décadas, caso mantenham na sua composição o plástico.

Sem comentários: