terça-feira, 30 de abril de 2019

Cartoon do autor português António, alvo de censura de Trump


O cartoon do autor português António, publicado no jornal "Expresso"no dia 19 de Abril e reproduzido pelo The New York Times foi acusado de ser contra os judeus, o que António rejeita. O New York Times,acabou por retirá-lo e pediu desculpa. Donald Trump exige pedido de desculpa do jornal dirigido a si próprio.

O cartoon em causa mostra Donald Trump cego a ser guiado por um cão guia com a cara de Benjamin Netanyahu e uma trela com a estrela de David.

"A leitura que fiz é a de que a política de Benjamin Netanyahu, quer pela aproximação de eleições, quer por estar protegido por Donald Trump, que mudou a embaixada para Jerusalém reconhecendo a cidade como capital, e que permitiu primeiro a anexação dos Montes Golã e depois da Cisjordânia e mais anexações na Faixa de Gaza, o que significa um enterro do Acordo de Oslo, representa um aumento da violência verbal, física e política. É uma política cega que ignora os interesses dos palestinianos. E Donald Trump é um cego que vai atrás. A estrela de David [símbolo judaico] é um auxiliar de identificação de uma figura [Netanyahu] que não é muito conhecida em Portugal", explicou o cartunista ao jornal "Expresso".

Sem comentários: