Considerado um símbolo da França, Aznavour compôs, nos seus 70 anos de carreira, mais de 1400 canções. Deu voz a canções como La bohème, She, Il faut savoir ou Hier encore. Ainda que a música tenha sido a sua grande paixão, Aznavour também trabalhou como actor e compositor. Foi ele quem compôs o tema Aïe! Mourrir pour toi, cantado pela fadista Amália Rodrigues.
Em 1998, Aznavour foi eleito "Entertainer of the century" pelos consumidores de marcas globais de media como a CNN e a Time Online, somando 18% das preferências mundiais e superando Bob Dylan e Elvis Presley.
De origem arménia, o músico fundou a organização não-governamental Aznavour For Arménia, como resposta ao terramoto naquele país, em 1988.
Em 1997, a França reconheceu o papel do músico na história da canção francesa, distinguindo-o com o grau de Oficial da Legião de Honra.
Aznavour era embaixador permanente da UNESCO, e o Estado da Arménia concedeu-lhe, em 2008, a nacionalidade arménia. Anteriormente, o cantor tinha recebido a Ordem da Pátria, a mais alta condecoração da antiga República soviética e uma das praças da capital, Yerevan, tem o seu nome.
Sem comentários:
Enviar um comentário