terça-feira, 19 de junho de 2018

Garfield faz hoje 40 anos!

(cortesia de Pop & Art)

«Criado a 19 de Junho de 1978, Garfield continua a comer lasanha e a odiar as segundas-feiras.

Foi há precisamente 40 anos que Jim Davis pegou num caderno e num lápis para desenhar o famoso gato preguiçoso e sarcástico.

O criador, um ilustrador norte-americano cansado de ver bandas-desenhadas sobre cães, decidiu tentar desenhar um gato cor de laranja e juntar-lhe uma série de não-aventuras, que incluiam (e continuam a incluir) histórias sobre dormir, comer lasanha, odiar segundas-feiras, ignorar o seu dono, Jon Arbuckle, e o seu amigo cão, Odie. Jim Davis batizou Garfield com este nome em honra do seu avô, James A. Garfield Davis.

“Se ele fosse humano, seria desprezível”, disse Jim Davis numa entrevista. “O Garfield é louco, preguiçoso e o pináculo da fraca saúde. Parte do sucesso do Garfield é o facto de ser apolítico, fala sobre adorar comida, sestas, odiar a segunda-feira. O exato oposto de um cartoon de Nova Iorque. Qualquer pessoa de qualquer idade gosta”, explicou.

Após uma falsa partida, em 78, em que esta banda-desenhada se baseava no dono do gato, o tal Jon Arbuckle, Jim Davis rapidamente percebeu que a estrela da série era Garfield e começou a fazer dele o protagonista. Esta era a receita para o sucesso: imediatamente conseguiu com que o seu cartoon fosse publicado em 41 jornais norte-americanos. Em 1981, Garfield já aparecia em 850 publicações. A partir daqui, Garfield tornou-se numa atração global e já não havia quem não conhecesse este gato.

Garfield até já está no livro dos recordes do Guinness como a banda-desenhada mais publicada a nível global. Há 2570 jornais em todo o mundo que publicam as histórias deste que é, provavelmente, o gato mais conhecido do mundo.

Mas a história de Garfield não se faz só de banda-desenhada. Só entre 1982 e 1995, a criação de Jim Davis foi protagonista de 15 séries de desenhos animados na televisão. Em 2004 foi para o cinema o filme “Garfield – O Filme” e 2006 surgiu “Garfield 2”, em ambos os filmes foi Bill Murray a dar voz a Garfield nas versões originais.

Desde 1978 até aos dias de hoje, Garfield mudou muito pouco. A primeira tira de banda desenhada criada por Jim Davis é a prova. Jon começa por dizer: “Olá. Sou o Jon Arbuckle. Sou cartunista e este é o meu gato Garfield”. Ao que este responde: “Olá. Sou o Garfield. Sou um gato e este é o meu cartunista Jon”. “O nosso objetivo é entreter-vos”, diz Jon. Garfield, igual a ele próprio, atira: “Alimenta-me”.»


(Fonte da notícia: jornal "Sol", online, de hoje, com o título "Garfield. O gato mais conhecido do mundo já é quarentão")

Sem comentários: