"No dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!", assim reza o provérbio popular. A tradição manda que, em tempo de São Martinho, se façam magustos (festas onde se assam castanhas).
O "São Martinho" festeja-se numa época do ano marcada pela colheita da castanha, feita durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, por isso, é natural que ela seja convidada para fazer parte da festa.
Mas nem só de castanhas se faz a tradição do "São Martinho", a 11 de Novembro. Num magusto a sério, deve acender-se uma fogueira e, no caso dos mais crescidos, beber jeropiga, água-pé e o vinho de "São Martinho", o vinho das novas colheitas, depois das vindimas, em Setembro e em Outubro. Como diz outro ditado popular, "no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho".
Os Bêbados, ou, Festejando o São Martinho, José Malhoa, 1907, Museu José Malhoa, Caldas da Rainha |
O dia de "São Martinho" é festejado também um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. De acordo com alguns autores, como José Leite de Vasconcelos e Ernesto Veiga de Oliveira, a realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do "Dia de Todos os Santos", onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas. Em outros países, como na Alemanha, acendem-se fogueiras e fazem-se procissões, e em Espanha matam-se porcos, tradição que deu origem ao ditado popular "a cada cerdo le llega su San Martín" ("cada porco tem o seu São Martinho"). Também no Reino Unido existe a expressão "verão de São Martinho" que, apesar de já raramente utilizada, está também ligada à crença de que o tempo melhora nos dias que antecedem o feriado.
Sem comentários:
Enviar um comentário