sexta-feira, 14 de julho de 2017

Gustav Klimt, pintor simbolista

Gustav Klimt, pintor e gravador austríaco, nasceu em Baumgarten, perto de Viena, no dia 14 de Julho de 1862.



Klimt foi o único aluno 
do século XIX da Escola das Artes Decorativas de Viena (Kunstgewerbeschule)  que conseguiu dar início a uma grande carreira artística, impulsionado pelos seus professores e pelo director do Museu de Viena, Rudolf von Eitelberger

Gustav Klimt foi o representante máximo da Arte Nova na Alemanha e Áustria (Jugenstil). Caracterizada pela fluidez da linha, a sumptuosidade da cor, utilizada como um poderoso elemento decorativo, e uma simbologia frequentemente esotérica, a pintura de Klimt influenciou outros artistas, como, por exemplo Oskar Kokoschka.

Em 1897 Gustav Klimt colaborou na fundação do grupo Sezession, de Viena, do qual se tornou o artista mais representativo.

De entre as obras mais notáveis de Klimt salientam-se "Salomé", "As Três Idades da Mulher", "O Beijo", a decoração da aula magna da Universidade de Viena e o artesoado das escadarias laterais do Burgtheather de Viena.

Gustav Klimt morreu a 6 de Fevereiro de 1918, de acidente vascular cerebral, uns meses antes do colapso do Império Austro-Húngaro, e foi enterrado no Cemitério de Hietzing, em Viena.

As Três Idades da Mulher, Gustav Klimt, 1905, Galleria Nazionale d'Arte Moderna, Roma

Sem comentários: