quinta-feira, 16 de março de 2017

Manuel Cargaleiro

Manuel Alves Cargaleiro, pintor e ceramista português, nasceu em Vila Velha de Ródão no dia 16 de Março de 1927.

Manuel Cargaleiro estudou na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e fez estágios de cerâmica em Itália e França. Iniciou a sua actividade artística como ceramista sob a direcção de Jorge Barradas. Estreou-se em 1949, no "I Salão de Cerâmica Moderna do SNI", organizado por António Ferro, com azulejos de decoração abstracta.

A partir de 1957, Manuel Cargaleiro, instalado em Paris, passou a dedicar-se, quase exclusivamente, à pintura, mantendo nos seus óleos e guaches a mesma estrutura multicelular do azulejo, a mesma técnica repetitiva do desenho e utilizando elementos puramente abstractos que se organizam em construções figurativas imaginárias. Transposições poéticas da natureza, os seus coloridos e geometrismos dão-nos, em valores de superfície, os sinais intuitiveis da paisagem e de um corpo urbano apenas sugerido.

A obra de Cargaleiro dispersa-se pela cerâmica, pintura, gravura, guache, tapeçaria e desenho, tendo executado painéis cerâmicos para o Jardim Municipal de Almada, fachada da Igreja de Moscavide (1956), fachada do Instituto Franco-Português de Lisboa (1983), estação do Metro de "Champs Elysées-Clémenceau", de Paris (1995), painel para a escola com o seu nome no Seixal (1998), estação de serviço de Óbidos na auto-estrada do Atlântico (2000), fonte no Parque da Cidade de Castelo Branco (2004) e estação de metro de Lisboa "Colégio Militar/Luz".

Parte da obra de Manuel Cargaleiro encontra-se em exposição permanente no "Museu Cargaleiro" onde também se encontra a colecção da "Fundação Manuel Cargaleiro". A colecção evidencia a grande versatilidade do artista.


Les jardins lyriques de Lisbonne, Manuel Cargaleiro, 1980

Sem comentários: