terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Dalida

Dalida, nascida Jolanda Cristina Gigliotti, cantora e actriz italo-francesa, nasceu no dia 17 de Janeiro de 1933 na cidade do Cairo, Egipto.

Dalida gravou canções em 10 idiomas: francês, italiano, alemão, espanhol, inglês, árabe, japonês, holandês, hebraico e grego. O seu idioma materno era o italiano, mas aprendeu o árabe egípcio e o francês enquanto crescia no Cairo. Viria a aperfeiçoar o seu francês na fase adulta, após ter-se radicado em Paris em 1954, tornando-se depois fluente em inglês e aprendendo também conversações básicas em alemão e espanhol.

Dalida vendeu mais de 170 milhões de discos, recebeu 55 discos de ouro e foi a primeira cantora a receber um Disco de Diamante, sendo considerada uma das mais notáveis artistas poliglotas a gravar no século XX.

Dalida suicidou-se aos 54 anos de idade, no dia 3 de Maio de 1987, por ingestão de barbitúricos. Considerou que já tinha dado tudo de si e que nada mais seria novidade para uma profissional que trabalhava incessantemente. Deixou duas cartas, uma a seu irmão Orlando e outra ao seu companheiro, François Naudy, além de uma nota de suicídio ao seus fãs com a frase: "Pardonnez-moi, la vie m'est insupportable" (Perdoem-me, a vida tornou-se insuportável para mim).

Sem comentários: